Buscar
  • Eloah

Você está sempre na defensiva?


Todos nós vamos criando nossos próprios mecanismos de defesa, no decorrer dos anos, de acordo com as experiências que passamos e nossa forma de interpretá-las.

Eles podem nos proteger, evitando um conflito, mas podem também ir criando filtros equivocados, fazendo com que tenhamos reações exageradas e inadequadas que vão obstaculizar vários aspectos da nossa vida.


Conhecer o que nos incomoda e principalmente o "por que" nos sentimos incomodados, pode ser de uma utilidade muito maior do que você imagina.

Utilizamos os mecanismos de defesa automaticamente, muitas vezes provocando problemas de relacionamento, outras sendo injustos sem nos darmos conta disso e impossibilitando a adoção de comportamentos equilibrados que nos seriam extremamente importantes, ou mesmo fundamentais para a obtenção do que desejamos, ou simplesmente para estarmos em paz conosco e com os outros.


Tanto em aspectos profissionais, como pessoais, conhecermos nossas reações e nossas tendências, representa uma vantagem pessoal que nos protege de situações indesejáveis, culpas, arrependimentos, perda de oportunidades, etc..


Quantas vezes você gostaria de ter agido de maneira diferente em alguma situação, mas quando se deu conta, já tinha falado ou agido de maneira tempestuosa, sofrendo as consequências?


A psicanalise promove o autoconhecimento, investigando estes mecanismos e decodificando atitudes influenciadas pelo inconsciente.

Conforme vamos tomando ciência do que nos move, (antes mesmo de termos tempo para raciocinar, pois a reação fica robotizada), vamos conseguindo resignificar interpretações e comportamentos, libertando-nos dos efeitos nefandos que este modo de agir desencadeiaria. Nossa vida entra em uma fase muito mais gratificante, o que (de quebra) ainda melhora nossa autoestima.

Análise é para todos.

Eloah Mestieri

Psicanalista Clínica.

22 visualizações