19-
Atualizado: 14 de Fev de 2020

Cerca de uma em cada três pessoas com mais de 65 anos sofre de depressão. E estima-se que mais de 70% no Brasil não é examinada e tratada adequadamente.
Uma razão para isso é que Os sintomas da depressão não são reconhecidos como tal, mas são vistos como parte do processo normal de envelhecimento.
Se uma pessoa de 70 anos perde o interesse por seus hobbies, ou se afasta dos membros da família ou dos amigos, muitas vezes se diz que isso faz parte do envelhecimento. As pessoas à sua volta não pensam que este pode ser um sintoma de depressão.
E, se esta depressão não for adequadamente tratada, pode se tornar crônica.
É difícil diferenciar a depressão etária do início da demência - os sintomas às vezes são muito semelhantes. Muitas vezes uma piora da memória, não significa um início de demência senil, mas um início de um quadro depressivo, no qual o desinteresse pelo entorno é apenas um dos sintomas.
Existem muitas causas para o desencadeamento dessa depressão. Algumas doenças metabólicas ou mesmo Parkinson, carência de vit. B12, ácido fólico, etc.... Mas principalmente, causas puramente emocionais, como falta de socialização e interação com novas pessoas.
Em todos os casos, o acompanhamento de um profissional qualificado, com quem o idoso possa se abrir é essencial para que haja um diagnóstico correto e uma regressão do quadro.
Graças à terapia, o corpo responde com longevidade saudável e a alegria vai retornando seguramente.
Eloah Mestieri- Psicanalista clínica SP- Especializada no adulto 60+.
psieloahmestieri@gmail.com