• psieloahmestieri

Maiores de 70 anos- Reinventem-se

Atualizado: Mar 9


Para o idoso sozinho, sem filhos ou sem companheiros de vida, o que importa é se reinventar, interpretar o tempo seguindo o lema “Estou vivo para poder viver” e poder enfrentar as mudanças sempre me sentindo um membro ativo da sociedade. Aqui estão algumas práticas simples para implementar:

· Saia de casa (depois da liberação da quarentena), não seja preguiçoso. Ficar parado não vai te ajudar, só vai fazer o tempo passar mais lento e enfadonho. Invista os seus dias ao ar livre, na companhia de velhos amigos ou ajudando outras pessoas em associações · Volte a estudar Pode procurar a Universidade da Terceira Idade, (https://prceu.usp.br/usp60/) você fará muitos amigos e manterá sua mente ativa e pronta para aprender · Use seu telefone, não espere que os outros liguem para você e marque compromissos: convide amigos para ver um filme em sua casa, comam juntos ou joguem uma partida de xadrez, saiam para passear, ouçam música e conversem Muuuuiiito!!! · Faça amizade com seus vizinhos, com pessoas em sua vizinhança. · Aprenda a usar novas tecnologias, computadores e novos telefones celulares. Não se sinta velho para aprender uma nova maneira de se comunicar ... as vídeo chamadas aquecem podem ser uma excelente alternativa! · Considere " trazer" um inquilino ou convidado pagante . Será uma troca mútua de experiências. · Tenha um programa personalizado de ações positivas para seu bem-estar, como caminhar, fazer alongamento, aprender algo novo, etc. · Procure deixar sua casa mais bonita e aconchegante com pequenas mudanças, sinta prazer em estar em um ambiente organizado, limpo, colorido, etc. · Procure estar sempre bem penteado e arrumado. Não é bom ver refletida no espelho uma figura desleixada. · Faça uma lista de tudo o que gostaria de fazer por você e vá em frente. Cumpra! É bom saber que você tem atitude. · Procure assuntos alegres, assista comédias, lembre-se de acontecimentos divertidos · Se puder, faça uma terapia de apoio. Ajuda a desatar “aqueles nós” que aparecem de vez em quando. · Tenha um propósito. É importante se dedicar a algo que te apaixone. · Se puder, dedique-se também a alguma atividade voluntária. Tem muita gente precisando de você. · Se tiver condições, saia para dançar! Além da distração e do exercício, dançar melhora a sua saúde e o seu humor.

Eloah Mestieri Psicanalista Clínica Especializada no bem-estar do adulto 60+ Site- www.eloahmestieri.com Instagram- @eloahmestieri Facebook- @terceiraidadepop


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo