Buscar
  • psieloahmestieri

IDOSOS:QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UM PET?


Ter um animal em casa é bom para a saúde e garante algumas qualidades terapêuticas descobertas por inúmeros estudos e pesquisas científicas internacionais.

Se você perguntar a uma pessoa mais velha o que ela mais precisa, provavelmente responderá que é a companhia de um ente querido ou amigo. A idade da sabedoria, de fato, obriga as pessoas a lidar com a solidão, uma condição mental que assola nossos avós, pais e tios quando envelhecem.

A companhia de um animal, mesmo nestes casos, pode preencher esse vazio, por vezes muito profundo, visto que a alegria dos cachorrinhos, a fidelidade, e o carinho que os nossos amigos de quatro patas nos transmitem afetam positivamente nossa saúde mental e emocional.

Na verdade, cães ou gatos, são capazes de melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Vamos ver apenas 3, dos principais benefícios de viver com um animal:


1. Perturbações do humor- Para quem sofre deste tipo de problema a melhor solução é ter um cão: graças à sua espontaneidade e carinho, estimula o bom humor.

2. Coração mais saudável. De acordo com alguns dados publicados pela American Heart Association, quem possui um cão ou um gato reduz o risco de infarto, graças à atividade física que os animais nos obrigam a fazer. Os donos de cães, em particular, experimentam uma redução na pressão arterial e são mais propensos a manter uma boa forma física.

3. Vida mais longa e saudável. Pessoas mais velhas que possuem um cão ou gato são menos deprimidas e sofrem menos com a solidão. Os amigos de quatro patas podem ajudá-los a melhorar significativamente seu humor e suas condições físicas e emocionais.

Nunca devemos esquecer, que o animal é um amigo, um companheiro fiel e, acima de tudo, muda a nossa vida para melhor.

Mas, deve-se pensar muito bem antes de tomar a iniciativa de adotar algum destes animaizinhos, porque demandam atenção, trabalho, cuidados e despesas.

Além disso, eles se apegam afetivamente ao dono e caso resolvam desfazer a adoção, isto causará um sofrimento intenso ao bichinho. Animais são seres vivos, que sentem, sofrem, amam e confiam em seus protetores. Não devem ser tratados como meros brinquedos.


Eloah Mestieri

Psicanalista Clínica especializada no bem-estar do adulto 60+


SITE: www.eloahmestieri.com

Instagram @eloahmestieri


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo