Buscar
  • Eloah

Envelhecer bem é uma escolha sua


Envelhecer é o desejo de todos nós.

Não há uma pessoa que queira morrer jovem. Mas queremos envelhecer bem, com qualidade de vida. O envelhecimento bem-sucedido, não depende de fatores genéticos hereditários, mas de cultivarmos hábitos saudáveis. E por hábitos, não me refiro apenas à alimentação, exercícios físicos, tomar muita água ou excesso de vitaminas. Tudo isso é ótimo, sem dúvida, mas já está amplamente comprovado, que o fator emocional é o grande diferencial entre uma velhice saudável e ativa e o declínio físico e cognitivo.

Somos o resultado da nossa vida emocional. A depressão, o stress e a ansiedade, interferem negativamente no metabolismo, que seus efeitos são inevitáveis. Por isso cada vez mais os estudos sobre doenças psicossomáticas ganham mais espaço.

Cuidar do seu estado interior é um gesto importante, tanto para os idosos como para os mais novos. Um estado emocional sereno e agradável não é apenas uma emoção positiva de se vivenciar, é responsável por inúmeras alterações hormonais.

Falamos há algum tempo sobre os benefícios do riso para os idosos, apontando como um ato simples e instintivo, como o riso, pode ter consequências positivas não só no futuro imediato.

Uma risada saudável reduz drasticamente os níveis de hormônios do estresse, ajuda a oxigenar o corpo e estimula o sistema imunológico.

Alguns pesquisadores californianos avaliaram os efeitos causados ​​em alguns indivíduos assistindo a um vídeo engraçado com duração de cerca de vinte minutos. Após o experimento, os especialistas descobriram nos participantes do estudo uma diminuição nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, frequentemente associado a problemas de memória e capacidade de aprendizagem em idosos. Quem assistiu ao vídeo humorístico também apresentou melhor desempenho em alguns testes cognitivos.

Existem formas de autocuidado, relativamente simples, que podem representar uma enorme mudança na saúde e na qualidade de vida do idoso como um todo.

A página Terceira Idade Pop, se propõe a ir tratando deste e de outros temas que possam ser de utilidade para que você chegue muito bem à senescência, sem senilidade.

Eloah Mestieri

Psicanalista Clínica especializada no bem estar dos adultos 60+

www.eloahmestieri.com



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo