Buscar
  • Eloah

Dopamina


É o hormônio do foco, da motivação e do segundo fôlego. Empurra você para conseguir seus objetivos e é ela que "empurra" você para concluir seus propósitos e dar o melhor de si.

Associada ao prazer e ao mecanismo de recompensa, a dopamina é um neurotransmissor , um mensageiro químico dos neurônios. Esta molécula está envolvida em muitas funções: do humor à tomada de decisões , do movimento aos distúrbios psiquiátricos .


A dopamina é de fato definida como a substância química do prazer porque, assim como a oxitocina (ou ocitocina), alimenta o desejo de novidade, de reviver situações agradáveis ​​como após um lanche farto, atividade sexual, a ingestão de drogas ilícitas como cocaína ou anfetaminas. Além disso, ao ativar uma série de padrões de comportamento, a dopamina motiva as pessoas a buscar o que as faz se sentir bem e libera a sensação de prazer. Desta forma o vício é estabelecido


A dopamina é liberada quando o cérebro espera uma recompensa : a mera antecipação de uma sensação de prazer pode ser suficiente para elevar seus níveis. Pode ser um determinado alimento, atividade sexual, compras, brincadeiras ou qualquer outro estímulo que uma pessoa experimente em um mecanismo de recompensa.


O exemplo típico é comida caseira, um alimento que é usado para satisfazer uma necessidade emocional, um carinho consolador. Caso essa função de conforto esteja ligada aos biscoitos caseiros, o cérebro pode aumentar a dopamina ao sentir o cheiro liberado durante o cozimento, da panela fumegante que sai do forno. No momento em que são comidos, uma enxurrada de dopamina é liberada, reforçando esse desejo de satisfazê-lo no futuro.

É um ciclo de motivação, recompensa e reforço . Quando os tão desejados biscoitos não estão disponíveis, a decepção leva a uma redução nos níveis de dopamina e uma diminuição do humor. No entanto, essa situação também pode aumentar o desejo por biscoitos: por isso está entre os fatores envolvidos na obesidade. Esse mecanismo explica o desenvolvimento do vício ao elemento gerador do prazer da recompensa.

0 visualização