• psieloahmestieri

Avós e netos têm um relacionamento especial




Avós e netos têm um vínculo tão forte quanto benéfico para ambos. A casa dos avós é um porto seguro e seus cuidados uma fonte inesgotável de afeto. Por outro lado, ser avô é uma dádiva extraordinária e cuidar dos pequenos com paciência amorosa é uma tarefa emocionante, um sopro de vitalidade renovada que enche de alegria os dias dos idosos.

Avós e netos são uma equipe vencedora. Os avós, além de cuidar dos pequenos, brincar com eles, ajudá-los a estudar, alimentá-los e levá-los à escola, constroem um vínculo importante para o crescimento dos netos e ideal para a saúde dos avós . Aqui estão algumas razões pelas quais este relatório é verdadeiramente especial.

1-O carinho dos avós cria filhos felizes. São uma presença amorosa e reconfortante e têm com eles uma relação de cumplicidade ainda mais livre e desinibida do que com os pais

2-Os avós têm muito tempo para ouvir atentamente seus netos e o tempo é o presente mais precioso. A criança precisa de um adulto que lhe dê toda a atenção e a incentive no desenvolvimento de sua personalidade. Receber muito amor na primeira infância faz com que as crianças cresçam calmas e autoconfiantes.

3-Cuidar de crianças os mantém saudáveis. Os netos correm de um lado para o outro e acompanhá-los é uma verdadeira academia! Sua despreocupação, entretanto, é uma onda de entusiasmo que mantém as mentes dos idosos em treinamento.

4-Os avós de hoje têm um novo papel: não só são guardiães da cultura e da sabedoria, que as crianças não hesitam em absorver, como representam uma porta de entrada para um passado culturalmente diferente. Em nossa sociedade multimídia e multirracial, esta pode ser mais uma oportunidade para o neto abrir sua mente, superando barreiras culturais, aprendendo a entender e aceitar o diferente.

5-Em suma, os avós certamente não são apenas o último recurso a quem confiar seus filhos, quando há uma emergência. Na verdade, muitas vezes eles desempenham o papel fundamental de encorajar o diálogo entre todos os membros da família. Principalmente nos casos em que os pais dos filhos estão separados, o carinho entre os avó e netos representam uma manutenção do senso de vínculo familiar.

Eloah Mestieri

Psicanalista clínica

Especializada no bem-estar do adulto 60+


Para ler mais matérias de interesse, entre no site:

www.eloahmestieri.com

Face book: @terceiraidadepop

Instagram: eloahmestieri

Contato:email: psieloahmestieri@gmail.com

Posts recentes

Ver tudo