Perguntas Frequentes

O Psicanalista pode receitar antidepressivos?

Nem o psicanalista, nem o psicólogo podem receitar antidepressivos. Apenas quem pode receitar é o médico psiquiatra. O psicanalista e o psicólogo podem indicar se há essa necessidade.

Contudo, muitas vezes o tratamento psicoterapêutico é suficiente.

Um realinhamento emocional pode melhorar minha saúde?

Absolutamente SIM. A medicina psicossomática ganha cada vez mais espaço e a influência dos estados emocionais está exaustivamente comprovada por médicos especialistas de todas as áreas, incluindo nosso metabolismo e sistema imunitário.

Quantas sessões são necessárias?

Não há como garantir o número de sessões que serão necessárias. Habitualmente, uma vez por semana é o suficiente. A evolução do tratamento é que vai  orientar  o terapeuta quanto ao término ou espaçamento do tratamento.

Depressão em adultos 60+ e em idosos

A depressão atinge todas as idades, mas, no caso de adultos 60+ e idosos, existem alguns gatilhos mais frequentes que devem ser analisados. Existem contextos recorrentes que geram percepções disfuncionais muitas vezes com um grande prejuízo na qualidade de vida.

Como é o tratamento da Psicanálise aliada à Terapia Cognitivo Comportamental para Transtorno de Ansiedade?

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é atualmente considerada internacionalmente um dos modelos mais confiáveis ​​e eficazes para a compreensão e tratamento de transtornos psicológicos, especialmente indicada para o tratamento dos transtornos de ansiedade e a depressão.​

Esta abordagem postula uma relação complexa entre emoções, pensamentos e comportamentos, destacando como os problemas emocionais são, em grande parte, o produto de crenças disfuncionais mantidas ao longo do tempo, apesar do sofrimento que o paciente vivencia e das possibilidades e oportunidades de mudá-los, devido a mecanismos de manutenção. ​

A TCC atua  trazendo a ansiedade para níveis normais e reassumir o autocontrole em 3 etapas:

1- Identificação dos gatilhos que ativam reações automatizadas disfuncionais.

2-Percepção das  distorções cognitivas.

3- Treinamento interpretativo e comportamental para gerar percepções/reações automáticas mais adequadas.

 

Qual é a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental para transtorno de ansiedade e depressão?

O tratamento medicamentoso apresenta uma eficácia em torno de 60%, com uma recaída esperada de 35%

A Terapia Cognitivo Comportamental alcança a mesma marca de eficácia, em torno de 60%, mas com uma recaída por volta de 10%.

A combinação de medicamentos   (indicados pelo médico  psiquiatra) com a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), apresenta um resultado superior a 87% de melhora, podendo aumentar esta marca com sessões de manutenção. 

Aliando-se a técnica psicanalítica, que vai identificar os gatilhos inconscientes com a TCC, esta porcentagem alcança níveis ainda mais satisfatórios.

Como surgiu a Psicanálise

Essa disciplina, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud,  

(6 de maio de 1856,em Příbor, Tchéquia a  23 de setembro de 1939, Hampstead, Londres)

e que também teve Carl G. Jung e Jacques Lacan entre seus estudiosos, o orienta na exploração do seu inconsciente , para descobrir as raízes das neuroses e sofrimentos atuais, inclusive de patologias físicas, já que somos um todo único no qual corpo e mente interagem e afetam-se mutuamente.

É muito eficaz também no caso de problemas e angústias familiares, fobia social,

síndrome do pânico e outros.

É necessário o uso de divã?

Como psicanalista integrativa, deixo essa escolha para o paciente.

Um realinhamento emocional pode melhorar minha saúde?

Absolutamente SIM. A medicina psicossomática ganha cada vez mais espaço e a influência dos estados emocionais está exaustivamente comprovada por médicos especialistas de todas as áreas, incluindo nosso metabolismo e sistema imunitário.

E o pagamento como é feito?

É feito por sessão ou mensal. O horário é reservado ao paciente e caso não possa comparecer, deverá avisar com um prazo mínimo de 48 horas.

Para saber o valor envie um whatsapp ou mande mensagem em "contatos"

Se você tem alguma pergunta que você gostaria de fazer 

Mande-nos através do formulário abaixo.

Todas as perguntas serão respondidas por ordem de chegada. 

(Sua identidade ficará absolutamente sigilosa)