Constelação Sistêmica ou Familiar

 Rupert Sheldrake-físico inglês, descobridor dos Campos Morfogenéticos. 
Bert Hellinger Psicoterapeuta alemão, inventor da técnica e sua esposa Sophie.

 

Oque é?

 

Constelação Familiar é uma técnica criada pelo alemão Bert Hellinger, que vai acessar a trama do nosso sistema familiar, trazendo informações, inconscientes da da própria pessoa e da sua ancestralidade.É uma abordagem fenomenológica, sistêmica,  cujo método foi surgindo a partir das observações de Bert enquanto missionário na África do Sul. 

Ele preconiza que da mesma maneira que todos viemos com um DNA físico, herdado pelos nossos antepassados, também trazemos um "DNA" energético, ou vibratório, herdado da nossa ancestralidade. Esse "DNA" é onde estão registradas as tendências e as histórias familiares e que de alguma forma determinam as experiências que estamos propensos a passar.  As leis deste processo, segundo Bert,  são governadas por três princípios sistêmicos: pertencimento (solidariedade e intenção de permanecer naquele grupo familiar), hierarquia (direito de preferência de quem veio antes) e equilíbrio entre o dar e o receber.

Rupert Shaldrake:

Essa teoria foi corroborada mais tarde por uma das mais ousadas e instigantes idéias científicas da atualidade: a Ressonância de Rupert Sheldrake. Esta consiste na  hipótese dos "campos mórficos", proposta pelo biólogo inglês antes citado. Segundo o cientista, os campos mórficos são estruturas que se estendem no espaço-tempo e moldam a forma e o comportamento de todos os sistemas do mundo material.

Sua atuação é semelhante à dos campos magnéticos, da física.

"O Campo mórfico, ou campo da Ressonância mórfica, é acessado durante as Constelações Familiares ou Sistêmicas, e parecem chegar às gerações anteriores ou ancestralidade  durante a dinâmica de Hellinger" afirma Sheldrake.

Em que casos é indicado?

Este método é indicado para solucionar conflitos para trazer para o consciente pessoal, traumas e conflitos alojados no inconsciente, como coadjuvante no tratamento de doenças psicossomáticas, problemas familiares, depressões, tratamento das neuroses, complexos, recalques etc. 

Muito utilizado na área jurídica.

Este processo tem sido muito utilizado por juízes para solucionar conflitos e também em outros setores. Aqui no Brasil, a maioria das varas de família e advogados estão utilizando o método de Bert Hellinger com tanto sucesso, que esse recurso hoje, já se tornou uma ferramenta muito comum na área jurídica. (Seguem abaixo links de reportagem no Fantástico sobre o assunto e  de uma Constelação realizada na sede da OAB de São Paulo)

Como é realizada?

A Constelação Familiar, pode ser desenvolvida a partir de representantes, que são pessoas escolhidas pelo constelado para atuar como partícipes da dinâmica, ou seja, "entar no papel" das pessoas envolvidas.

Ou

Realizada individualmente, substituindo-se as pessoas por bonecos (totens) que representarão os envolvidos.

Particularmente, prefiro o segundo método, por preservar a privacidade do constelado.

Links:

Constelação Familiar que ocorrida na sede da OAB em São Paulo, facilitada pelo advogado Frederico Ciongoli.

Clique:

https://www.youtube.com/watch?v=NJYjPkPSHT0

Reportagem do Fantástico:

Clique:

https://globoplay.globo.com/v/5868899/